Vantagens de comprar
Investimento para benefício próprio
Ao contrário das rendas, que enriquecem apenas o senhorio, as prestações pagas por um imóvel comprado contribuem para o seu pagamento total, para que se transforme num bem próprio. Este é um investimento excelente já que a maioria das casas acaba por valorizar com o tempo e é património relevante que deixamos para os nossos filhos.
Custo mais baixo
Em média, uma casa com as mesmas características tem uma prestação mais baixa, quando comprada, do que a renda que pagaríamos se arrendada. Com o mercado de arrendamento em altas, muitas casas estão mesmo sobrevalorizadas o que torna o arrendamento uma desvantagem em relação à compra.
Maior segurança
Ao comprar uma casa temos a certeza que só sairemos dela se a vendermos – ou deixarmos de a pagar! Ao contrário de uma casa arrendada, em que estamos dependentes de um contrato e da vontade de um senhorio que pode decidir, unilateralmente, que não quer que continuemos naquele lugar, ou simplesmente aumentar a renda para um valor absurdo e incomportável.
Esclarecimentos, Dúvidas, Informações? Sinta-se à vontade e pergunte,aqui...
Vantagens de arrendar
Menores custos indiretos
Esta foi uma das principais razões para o crescimento do mercado de arrendamento. A falta de capitais próprios, a dificuldade de acesso ao crédito à habitação e os custos extra preço do imóvel levaram a que muita gente preferisse arrendar do que comprar. A verdade é que, arrendando, estamos livres de todos os impostos associados ao imóvel, do pagamento do condomínio, do pagamento de obras de reparação ou recuperação do prédio e até das próprias reparações dentro da nossa casa que, por lei, competem ao senhorio.
Felixibilidade
A flexibilidade é outra grande vantagem. Podemos mudar de casa consoante as nossas necessidades, sejam geográficas ou pelo tamanho da família. Temos apenas de notificar o senhorio com a antecedência prevista no contrato e estamos livres para procurar um novo lar, seja porque mudámos de emprego, porque vem um novo membro a caminho ou simplesmente porque nos apetece.
Analisando as principais vantagens de cada opção, a conclusão que tiro é que, a médio/longo prazo, é mais vantajoso comprar casa. Mesmo que haja uma necessidade de mudar de trabalho, de cidade ou de país, temos sempre a opção de arrendar o nosso espaço. É um bem nosso, com o qual fazemos o que queremos e bem entendemos, sem precisarmos da autorização de um terceiro. Mas é, obviamente, um custo elevado e por isso é importantíssimo fazer bem as contas, simular, recorrer ao crédito certo se for necessário, para que seja efetivamente um benefício apesar de todos os encargos.
É verdade que nem todos podem comprar casa e nos últimos anos as condições de acesso ao crédito à habitação tornaram-se mais rígidas. Mas isso é algo que tem vindo a melhorar com a recuperação económica, a concessão de crédito tem aumentado e os bancos não são a única alternativa. Podem até recorrer a um simulador Crédito à Habitação para perceberem qual será o valor da prestação que ficam a pagar em função do preço da casa que querem adquirir, para tomarem uma decisão completamente consciente.
Esclarecimentos, Dúvidas, Informações? Sinta-se à vontade e pergunte,aqui...
Documentação Necessária para venda:
- Cartão cidadão(B.I./Nif) do proprietário
- Certidão de teor - Conservatória Registo predial
- Caderneta predial urbana - Serviços de finanças
- Certificado Energético
Documentação necessária para Crédito:
- Cartão de cidadão(B.I/N.I.F)
- Ultima declaração de IRS
- Ultima Nota de Liquidação
- Recibos de vencimentos (últimos 3 meses)
- Extractos bancários (últimos 3 meses)
- Declaração de vinculo laboral
Esclarecimentos, Dúvidas, Informações? Sinta-se à vontade e pergunte,aqui...